quarta-feira, 23 de abril de 2008

Projeto Artesanato e Renda

O Projeto Artesanato & Renda desenvolvido pelo professor José Luiz Ferreira da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - São Gabriel tem como objetivo proporcionar ações voltadas à articulação, desenvolvimento, organização e capacitação dos artesãos dos bairros que compõem a região do Beira Linha, em Belo Horizonte, possibilitando o aumento da renda familiar, através da venda dos produtos elaborados artesanalmente.

O projeto possui dois grandes diferenciais: o primeiro é o desenvolvimento de técnicas e habilidades de elaboração e design de produtos. O segundo, se refere ao esforço dos professores e alunos envolvidos, no sentido de abrir portas e oportunidades para que os artesãos tenham espaço, dentro e fora da Universidade, para exposição e venda dos seus trabalhos.

Além disso, os artesãos serão capacitados, através de cursos de formação de preços, atendimento, vendas e exposição. Esses programas de treinamento já foram desenvolvidos pelos alunos do Curso de Administração da Unidade São Gabriel, orientados por professores com expertise no assunto. Fazem parte também desse grupo, os voluntários, os dirigentes das escolas públicas do entorno da unidade São Gabriel e das associações comunitárias.


A REGIÃO DO BEIRA LINHA

A região do Beira Linha se estende por vários quilômetros na região nordeste de Belo Horizonte, indo das margens do Córrego do Onça até as proximidades da Estrada da Britadeira, no extremo nordeste da cidade. Ela perpassa vários bairros, indo do São Gabriel, onde se localiza o Campus da PUC, até o Paulo VI.

No ano de 2004 foi realizado um diagnóstico sócio-demográfico no Beira Linha que teve como objetivo mapear e caracterizar a população da comunidade.

Constatou-se, entre outras informações que, em relação à renda as famílias, em sua maioria, possuem fonte de renda advinda de atividades informais. Também se identificou um número expressivo de desempregados.

Como conseqüência havia também um grande número de famílias que em função de não possuir renda fixa, sobrevivia de doações de cestas básicas feitas por terceiros ou com os pagamentos dos programas de assistência social do governo (bolsa-escola, bolsa-família).

Além disso, a análise dos dados permitiu perceber o despreparo profissional das pessoas da comunidade, baixa escolaridade, tanto formal quanto profissional, sendo a conseqüência da falta de perspectiva profissional. Isso aumenta a possibilidade do ingresso de jovens na criminalidade.

PÚBLICO ALVO DO PROJETO

O projeto irá beneficiar diretamente 50 artesãos identificados em pesquisas já realizadas no Beira Linha.
Espera-se atingir, indiretamente 200 pessoas na comunidade, contribuindo para o aumento da renda familiar e abertura de perspectivas profissionais, tanto no mercado de trabalho formal como no informal.


RESULTADOS ESPERADOS(até dez 2008)

¨ Aumentar em 50% a renda obtida do artesanato, para o artesão;
¨ Participar de dois eventos para exposição e venda dos produtos;
¨ Melhorar a auto-estima e autoconfiança dos participantes do grupo;
¨ Divulgar o trabalho através da elaboração de artigo cientifico a ser apresentado em Congresso de Administração e de Economia Popular Solidária.

Nenhum comentário: